Shake de proteína pode não ajudar o músculo após o treino

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Um novo estudo encontra evidências de que um shake de proteína pode não ajudar seus músculos a se recuperar depois de um treino cansativo.

Shake de Proteína

Os participantes relataram dor muscular e reduções na potência e função muscular após exercitar-se e tomar um shake de proteína. O estudo foi pequeno, e especialistas dizem que são necessárias mais pesquisas.

Se você buscar um shake de proteína após uma sessão de pesos pesados ​​na academia, pode não estar fazendo o bem que pensa.

De fato, os levantadores de peso e até mesmo os freqüentadores de academia todos os dias foram informados de que a chave para o reparo muscular bem-sucedido após qualquer sessão intensiva de peso é beber shake de proteína.

Mas um novo estudo da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, sugere que o shake de proteína não são mais eficazes na reconstrução muscular e na recuperação do que as bebidas com alto teor de carboidratos, como as bebidas esportivas.

De fato, os pesquisadores britânicos dizem que nem os batidos à base de proteína de soro de leite nem os à base de leite aumentaram a recuperação muscular ou aliviam a dor em comparação com uma bebida apenas com carboidratos.

Isso refuta uma grande quantidade de conhecimento sobre exercícios, por isso é importante analisar as especificidades do estudo.

Qual é a melhor bebida de recuperação pós-treino?

Pesquisadores recrutaram 30 homens entre 20 e 30 anos. Todos os participantes tiveram pelo menos um ano de experiência em treinamento de resistência antes do estudo.

Os 30 participantes foram divididos em três grupos. Cada grupo foi designado para consumir uma bebida de hidrolisado de soro de leite, uma bebida de leite ou uma bebida com carboidratos com sabor após uma sessão intensiva de treinamento de resistência prescrita.

Após o treino, os participantes foram re-testados e solicitados a classificar seus níveis de dor muscular em uma escala de zero (“ausência de dor muscular”) a 200 (“dor muscular tão ruim quanto poderia ser”).

Os pesquisadores também pediram aos participantes que completassem uma série de avaliações de força e potência, incluindo jogar uma bola medicinal enquanto estava sentado e pular o mais alto possível de uma posição agachada.

No início do estudo, todos os participantes avaliaram sua dor muscular entre 19 e 26, ou bastante baixa. Em seguida, reavaliaram essas medidas 24 e 48 horas após a sessão de levantamento de peso. Todos os participantes avaliaram sua dor acima de 90, o que é bastante alto.

Além disso, nas avaliações físicas, os participantes mostraram reduções na potência e função muscular.

No entanto, não houve diferença na resposta de recuperação e nos escores de dor entre os três grupos diferentes. Isso significa, concluíram os autores do estudo, que não há benefício adicional em consumir shakes ou bebidas proteicas em prol da recuperação muscular.

Embora proteínas e carboidratos sejam essenciais para o reparo eficaz de fibras musculares após treinamento intensivo de força, nossa pesquisa sugere que a variação da forma de proteína imediatamente após o treinamento não influencia fortemente a resposta de recuperação nem reduz a dor muscular.

Teríamos a hipótese de que práticas nutricionais diárias bem equilibradas influenciassem a recuperação da dor muscular tardia em maior extensão

Falhas no estudo sobre shake de proteína

Shake de Proteína

Esses resultados parecem surpreendentes, justamente porque refutam décadas de sabedoria comum em exercícios. Pesquisas anteriores mostrou que a proteína pode aliviar a dor, acelerar a recuperação e ajudar a reparar os músculos que são rompidos durante o levantamento de peso.

Além disso, uma revisão de quase 50 estudos constatou que a suplementação de proteínas aumentou significativamente a força e o tamanho muscular durante o treinamento de resistência.

Portanto, é importante apontar alguns problemas com este estudo que você deve considerar ao ponderar se deve tomar uma bebida após o dia de treinar perna.

Primeiro, o estudo é bastante pequeno – tinha apenas 30 participantes. Muitos estudos em pequena escala são relatados – e muitos dos estudos nesse campo de pesquisa são igualmente pequenos -, mas a ressalva deve ser sempre que são necessários estudos maiores e mais expansivos para verificar os resultados.

Segundo, apesar de usar três bebidas diferentes, os pesquisadores não usaram controle. Em outras palavras, eles não tinham um grupo que consumisse apenas água. Com isso, eles podem ter sido capazes de determinar se as bebidas ricas em nutrientes têm algum valor na recuperação.

A recuperação e o reparo dos músculos não se resumem apenas às proteínas

Você também deve considerar o tipo de treino, descanso, hidratação e nutrição geral, o que torna complicado vincular apenas proteínas ao reparo e recuperação.

De fato, o reparo e a reconstrução muscular requerem proteínas e carboidratos. Proteína ajuda a restaurar o músculo e construir força; os carboidratos recuperam os níveis de glicogênio. O glicogênio é uma substância armazenada nos músculos e usada pelo corpo para obter energia.

Na recuperação de curto prazo – digamos, 24 a 48 horas após um treino – é possível que a mistura de nutrientes não importe tanto. Mas, a longo prazo, ter proteínas de alta qualidade com carboidratos pode vencer os carboidratos ou proteínas isoladamente. Pesquisas adicionais seriam necessárias para verificar isso.



O que parece mais importante para atletas recreativos, ou pessoas comuns, é a quantidade total e a qualidade da proteína ingerida ao longo do dia, em vez do horário específico da ingestão de proteínas.

Conclusão

Talvez este estudo ressalte que proteínas e carboidratos isolados não são a solução. O próximo estudo nesta área pode se beneficiar da comparação de bebidas com uma combinação de proteínas e carboidratos com bebidas com apenas um macronutriente.

O objetivo não é apenas pensar em proteínas. Para otimizar melhor o reparo muscular pós-treino, é essencial uma mistura de carboidratos e proteínas.

Enquanto não temos certeza absoluta se os shakes funcionam ou não, eu recomendo vocês darem uma olhadinha nos produtos recomendados por mim, acessa lá.

Fonte: HealthLine

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