9 Benefícios do Azeite de Abacate para a saúde

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Ao contrário da maioria das frutas, o abacate é rico em gorduras saudáveis e é frequentemente usado para produzir azeite de abacate.

Embora o óleo de abacate não seja tão conhecido como o azeite, é tão delicioso quanto.

O óleo de abacate também possui inúmeros benefícios, em grande parte relacionados ao seu conteúdo de antioxidantes e gorduras saudáveis.

Azeite de Abacate traz benefícios para a Saúde

Aqui estão 9 benefícios para a saúde baseados em evidências do azeite de abacate.

1. Rico em ácido oleico, uma gordura muito saudável

O azeite de abacate é o óleo natural pressionado a partir da polpa de um abacate.

Quase 70% do azeite de abacate consiste em ácido oleico saudável para o coração, um ácido graxo ômega-9 monoinsaturado.

Esse ácido graxo também é o principal componente do azeite e acredita-se ser parcialmente responsável por seus benefícios à saúde.

Além disso, cerca de 12% do azeite de abacate é gordura saturada e cerca de 13% é gordura poliinsaturada.

Embora o azeite de abacate tenha uma alta proporção de ômega-6 para ômega-3 (13:1), isso não deve ser motivo de preocupação, pois a quantidade total de ômega-6 é relativamente baixa.

O ácido graxo mais abundante no azeite de abacate é o ácido oleico, um ácido graxo que fornece inúmeros benefícios à saúde.

2. Reduz o colesterol e melhora a saúde do coração

Vários estudos em animais relataram benefícios para a saúde do coração.

Um estudo de coelho comparou o azeite de abacate com o óleo de coco, azeitona e milho. Ele descobriu que o óleo de abacate tem efeitos benéficos nos níveis de colesterol no sangue.

Além disso, o azeite de abacate e o azeite foram os mais eficazes no aumento do HDL, o “bom” colesterol.

Em ratos, o azeite de abacate pode reduzir os triglicerídeos no sangue e os níveis de colesterol LDL, além de diminuir a pressão sanguínea.

Alguns estudos em animais mostram que o azeite de abacate pode beneficiar a saúde do coração, incluindo pressão arterial reduzida e níveis de colesterol no sangue.

3. Rico em luteína, um antioxidante que traz benefícios para os olhos

O azeite de abacate é uma fonte relativamente boa de luteína, um carotenóide que é encontrado naturalmente em seus olhos.

Funciona como um antioxidante com benefícios para a saúde ocular.

Comer bastante luteína pode reduzir o risco de catarata e degeneração macular, que são doenças oculares comuns relacionadas à idade.

Seu corpo não produz luteína, então você deve obtê-lo em sua dieta.

A luteína é um carotenóide encontrado no azeite de abacate. Esse nutriente melhora a saúde ocular e pode diminuir o risco de doenças oculares relacionadas à idade.

4. Melhora a absorção de nutrientes importantes

Alguns nutrientes precisam de gordura para serem absorvidos pelo seu corpo.

Entre estes estão os antioxidantes carotenóides, que são pigmentos encontrados em muitos alimentos vegetais.

No entanto, frutas e vegetais ricos em carotenóides são tipicamente com pouca gordura.

Um pequeno estudo constatou que a adição de azeite de abacate a uma salada com cenoura, alface e espinafre aumentou a absorção de carotenóides.

O aumento foi substancial, ou 4 a 17 vezes, quando comparado a uma salada sem gordura.

Há boas razões para incluir uma fonte de gordura saudável como o azeite de abacate ao comer vegetais, pois pode aumentar a absorção de antioxidantes carotenóides em até 17 vezes.

5. Pode reduzir os sintomas da artrite

A artrite é uma doença que envolve inflamação dolorosa das articulações. É muito comum e afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Está associado à quebra da cartilagem nas articulações.

Numerosos estudos descobriram que extratos de abacate e óleo de soja, chamados de abacate / soja insaponificáveis, podem reduzir a dor e a rigidez associadas à osteoartrite.

O extrato parece ser especialmente benéfico para pessoas que têm osteoartrite de quadril e joelho.

Azeite de Abacate

Vários estudos relataram que uma combinação de extrato de abacate e óleo de soja pode aliviar os sintomas da osteoartrite.

6. Pode ajudar a prevenir doenças gengivais

Extratos de abacate e óleo de soja podem não apenas ser benéficos contra a artrite.

Algumas evidências sugerem que essa combinação também pode ajudar a prevenir a doença periodontal, também chamada de doença gengival.

Essa doença inflamatória pode incluir sintomas como gengivas vermelhas e sangrando, mau hálito e a quebra de ossos e tecidos ao redor dos dentes.

Nos piores cenários, pode causar perda de dentes.

De acordo com um estudo em células ósseas e tecido periodontal, insaponificáveis de abacate ou soja podem bloquear uma proteína chamada IL1B.

Essa proteína promove a inflamação e é o principal fator de destruição de tecidos e perda óssea na doença gengival.

Extratos de abacate e óleo de soja mostram efeitos anti-inflamatórios ao bloquear uma proteína que causa perda de tecido e osso.

7. Melhora a pele e melhora a cicatrização de feridas

Os ácidos graxos do azeite de abacate parecem ser benéficos para a pele.

Um estudo em 13 pacientes descobriu que um creme contendo azeite de abacate e vitamina B12 melhorou os sintomas da psoríase após 12 semanas de tratamento.

O azeite de abacate também foi estudado por sua capacidade de tratar lesões na pele, e estudos em ratos descobriram que ele pode acelerar a cicatrização de feridas.

Um pequeno estudo em humanos descobriu que um creme de vitamina B12 contendo azeite de abacate melhorava os sintomas da psoríase. Estudos em ratos descobriram que o azeite de abacate promove a cicatrização mais rápida de feridas.

8. Neutraliza radicais livres

Os antioxidantes combatem os danos celulares causados ​​pelos radicais livres, que são resíduos do metabolismo.

Níveis altos podem levar ao estresse oxidativo, o que pode contribuir para doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Ao dar elétrons aos radicais livres, os antioxidantes podem neutralizá-los, impedindo-os de causar danos.

Existem muitos tipos de radicais livres, mas os radicais derivados de oxigênio, conhecidos como espécies reativas de oxigênio (ROS), são os mais preocupantes.

As mitocôndrias, os órgãos celulares que produzem energia, são as principais fontes de EROs (Fonte Confiável).

De acordo com um estudo realizado em ratos diabéticos, o azeite de abacate pode proteger contra os efeitos nocivos dos radicais livres ao entrar na mitocôndria.

Uma vez lá, é capaz de neutralizar os radicais livres e impedir que danifiquem esse importante órgão celular.

Azeite de Abacate

Em ratos, o azeite de abacate é capaz de entrar nas mitocôndrias celulares e diminuir a produção de radicais livres nocivos.

9. É muito fácil de usar

O último não é um benefício para a saúde, mas ainda é realmente importante.

É o fato de que o azeite de abacate é altamente versátil e fácil de incorporar à sua dieta.

Por exemplo, ele pode ser consumido frio, mas também é um óleo de cozinha seguro e saudável porque seus ácidos graxos são estáveis em altas temperaturas.

Aqui estão algumas maneiras de adicionar azeite de abacate à sua dieta:

  • Adicione uma colher de sopa a um smoothie.
  • Regue com uma salada.
  • Use-o como uma marinada para grelhar carne.
  • Inclua-o ao assar.
  • Use-o em maionese caseira.
  • Regue com legumes antes de assar.
  • Regue com sopas frias, como gaspacho.

Além disso, o azeite de abacate às vezes é usado em cosméticos e produtos para o cuidado da pele.



O azeite de abacate pode ser usado de várias maneiras. Pode ser adicionado frio a saladas ou smoothies e também é ótimo para cozinhar, grelhar ou assar.

Fonte: HealthLine

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