Como a atividade física afeta sua auto-estima

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Sua auto-estima pode ser melhorada drasticamente com a atividade física. Você se sentirá e parecerá mais forte e mais seguro de si.

Um estilo de vida sedentário faz pouco para aumentar seu nível de condicionamento físico, sua energia, sua autoconfiança ou sua sensação geral de bem-estar.

Atividade Física

Mas parecer bem, sentir-se forte e ter uma atitude positiva – os atributos da auto-estima – são todos benefícios de um regime regular de atividade física.

Provavelmente, é seguro supor que ficar sentado na frente de uma tela o dia todo no trabalho e em frente à TV a noite toda não faz muito pela sua saúde física ou auto-imagem.

Sentindo-se bem fazendo atividade física

A atividade física regular muitas vezes leva a uma imagem corporal melhorada, fortalece o coração e os ossos, reduz o risco de doenças crônicas junto com a pressão arterial, mantém o peso sob controle e reduz os sentimentos de ansiedade e depressão.

Enquanto você aumenta seus níveis de energia, capacidade de oxigênio, tônus ​​muscular e boa forma geral, um benefício colateral é o aumento da auto-estima. Apenas o sucesso de criar um plano de atividade física e cumpri-lo permite que você desfrute de uma sensação de conquista.

Seguir em frente é bom para o corpo e a mente. Os especialistas sugerem se exercitar por 20 a 30 minutos todos os dias, escolhendo uma atividade que você goste, de modo que você continue com ela, variando o que você faz para afastar o tédio e misturando aulas, esportes e exercícios com amigos e exercícios individuais para manter coisas interessantes, mantenha o peso e mantenha sua confiança alta.

Tenha uma imagem corporal melhor com atividades físicas



A sociedade é obcecada pela imagem corporal e, para muitas pessoas, a aparência delas tem uma relação direta com a auto-estima.

Se exercitar por mais de dois dias por semana pode torná-lo mais feliz e menos propenso ao estresse. A atividade física regular, com ênfase no exercício aeróbico, pode ter um efeito positivo na auto-estima – especialmente para aqueles que sofrem de baixa auto-estima – à medida que a aptidão e a aparência melhoram.

Não existe uma fórmula comprovada de quanto ou com que frequência a atividade física afeta a auto-estima, mas parece lógico seguir as diretrizes de atividade física, que recomendam uma abordagem abrangente ao condicionamento físico: cardio, treinamento de força e disciplinas de flexibilidade, como ioga.

Exercite de 150 a 300 minutos por semana em um nível moderadamente intenso para obter uma sensação geral de bem-estar.

Atividade Física

Mais nem sempre é melhor

Trinta minutos de exercício aeróbico moderado são suficientes para liberar as beta-endorfinas que aumentam a sensação de bem-estar e para diminuir os níveis de cortisol, o hormônio associado ao estresse e à ansiedade.

O exercício de alta intensidade nem sempre diminui o estresse e a ansiedade e, no contexto de desafio e competição, pode aumentar a ansiedade em alguns casos.

Os benefícios psicológicos da atividade física duram mais após exercícios moderados do que após exercícios de alta intensidade.

No entanto, pesquisas sobre os efeitos do humor em exercícios de alta intensidade são menos prevalentes do que em outras pesquisas.

Para um praticante experiente em uma situação não competitiva, pode-se deixar em aberto a possibilidade de que os intervalos de domínio do exercício de alta intensidade possam adicionar ao sentimento de realização.

Atividades que ajudam a diminuir ansiedade

Yoga, meditação, tai chi e qigong diminuem a tensão, ansiedade, depressão e raiva e melhoram o funcionamento psicológico.

Uma prática de yoga reduz os níveis dos hormônios do estresse, cortisol e adrenalina, e ajuda a regular o açúcar no sangue, a pressão arterial, a resistência à insulina e o “comportamento de busca de alimentos” inspirado no estresse que leva ao ganho de peso e à adição de gordura abdominal.

A meditação estimula o córtex pré-frontal que controla os níveis de felicidade e a função imunológica saudável. Sente-se em uma almofada e concentre-se em sua respiração, estique-se, até relaxe na pose de cadáver ou criança, e você se acalma, libera tensão e melhora a coordenação, reações rápidas, QI e memória.

Você também dormirá melhor e regulará suas emoções, levando a interações sociais mais eficazes e a uma auto-imagem positiva.

Fonte: Livestrong

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