Os 5 alimentos saudáveis para substituir a farinha

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Se você navega regularmente no Instagram e no Pinterest para obter idéias de receitas, provavelmente já viu mais menções a farinhas “alternativas” recentemente.

Amêndoa, coco e quinoa são apenas algumas das farinhas que os fãs de alimentos saudáveis substituem na farinha branca comum, e os resultados parecem deliciosos.



“É uma ótima idéia mudar suas farinhas para ajudar a garantir uma rotação de vários nutrientes”, disse à SELF Beth Warren, R.D.N., fundadora da Beth Warren Nutrition e autora de Living a Real Life With Real Food.

Farinha refinada não oferece benefícios nutricionais.

Jessica Cording, uma R.D. baseada em Nova York, concorda, dizendo que farinhas alternativas são uma ótima maneira de obter mais nutrientes em sua dieta. Além disso, elas são ideais para pessoas com certas alergias e intolerâncias alimentares.

Veja porque essas farinhas entram na lista de alimentos saudáveis

Embora muitas dessas farinhas alternativas tenham ganhado popularidade porque não contêm glúten, elas também têm muitos outros benefícios. Aqui estão as farinhas alternativas mais populares, além do motivo pelo qual vale a pena investigar:

1. Farinha de amêndoa

Alimentos Saudáveis - Farinha de Amêndoas

Essa farinha é geralmente feita com amêndoas que foram descascadas e depois moídas finamente para obter uma textura leve e polvilhada.

A farinha de amêndoa oferece mais proteína, gordura saudável e vitamina E do que a farinha branca, diz Alissa Rumsey, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, à SELF, além de fornecer uma quantidade razoável de fibras.

A farinha de amêndoa de Bob Red Mill tem seis gramas de proteína e três gramas de fibra por ¼ de xícara.

Ela recomenda usar farinha de amêndoa em vez de farinha de rosca ou trocá-la por farinha branca em produtos de panificação densos, como brownies.

2. Farinha de coco

Alimentos Saudáveis - Farinha de Côco

A farinha de coco é uma farinha em pó feita quando a polpa de coco é seca e depois moída. “A farinha de coco é rica em fibras, possui proteínas e carboidratos digestíveis melhores do que a farinha branca”, diz Warren.

Isso gera um índice glicêmico mais baixo, o que significa que ele se converte em açúcar no sangue a uma taxa mais lenta e é menos provável que a farinha branca cause picos de açúcar no sangue em seu corpo.

Embora a farinha de coco seja rica em fibras alimentares (cerca de cinco gramas de fibra por porção de duas colheres de sopa), é rica em gordura saturada em comparação com outras farinhas alternativas.

“Lembre-se disso se uma receita também exigir ovos e óleo de coco”, outros dois alimentos ricos em gordura saturada, diz Cording.

A farinha de coco também é muito densa e absorve muita umidade, o que dificulta a obtenção de uma textura leve e macia quando você assa com ela, ela ressalta. É por isso que Cording recomenda combiná-lo com outras farinhas ou adicioná-lo a outros alimentos.

3. Farinha de Quinoa

Alimentos Saudáveis - Farinha de Quinoa

Enquanto você pode comprar farinha de quinoa na loja, pode fazê-la facilmente em casa: Pegue sementes de quinoa cruas e moa-as finamente em um liquidificador de alta potência ou moedor de especiarias até obter uma textura semelhante à farinha.

A farinha de quinoa é rica em proteínas (uma porção de xícara contém cerca de quatro gramas de proteína) e pode ser usada em bolos, panquecas e pães, diz Rumsey.

O Cording chama isso de “uma boa alternativa para pessoas que não podem comer trigo”, mas diz que não tem sua forma nem outras farinhas. “Você pode combiná-lo com outras farinhas”, diz ela.

4. Farinha de grão de bico

Alimentos Saudáveis - Farinha de Grão de Bico

Feita a partir de grão de bico seco finamente moído, a farinha de grão de bico é rica em proteínas, fibras, selênio e vitaminas do complexo B, diz Warren. (Uma porção de xícara contém cerca de cinco gramas de fibra e seis gramas de proteína.)

O Cording diz que é ótimo para adicionar textura e se mantém muito bem. Ela recomenda usá-lo para crepes, panquecas, socca, pães ou bolinhos. No entanto, ela ressalta: “tem um sabor de noz e terra, e algumas pessoas podem não gostar disso”.

5. Farinha de arroz integral

Alimentos Saudáveis - Farinha de Arroz Integral

Essa farinha é feita do arroz integral moído e tem uma textura semelhante à farinha branca, mas contém mais fibras, diz Rumsey. “Ele pode ser usado facilmente em assados”, diz ela.

Também é rico em vitaminas do complexo B, ferro e manganês, um elemento mineral que ajuda o corpo a formar tecido conjuntivo e ossos, diz Warren.

Segundo Cording, a farinha é uma boa opção para quem é novo em farinhas alternativas. “É muito fácil trabalhar e não tem um sabor forte”, diz ela.

Do ponto de vista da saúde, Warren diz que farinhas alternativas devem ser usadas sobre farinha branca, tanto quanto possível.

No entanto, ela observa, a farinha branca tende a fornecer a melhor consistência quando você assa, devido ao seu teor de glúten e menor densidade.

Se você deseja uma consistência semelhante à farinha branca, mas não deseja usá-la, Warren recomenda optar por farinha de espelta inteira, que não é isenta de glúten, mas dará aos seus produtos uma textura macia e agradável.

Para receitas que você faz de vez em quando, como biscoitos de Natal, a Cording diz que é perfeitamente bom ficar com farinha branca. “Tentar fazer muitas trocas em algo que você come uma vez por ano pode tirar a experiência”, diz ela.

Mas se você assa com frequência e deseja obter mais retorno nutricional pelo seu dinheiro, vale a pena investigar essas farinhas.

Fonte: Self.com

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